Por categoria:

domingo, 26 de julho de 2015

Conheça o Playmat!

O objetivo desse post é apresentar o playmat do jogo! Em breve vamos disponibilizar um manual preliminar, mas, enquanto estamos o finalizando, através do playmat dá para ter uma boa ideia de algumas mecânicas que regem o funcionamento do jogo. 


Na parte de baixo temos a área de Recursos Disponíveis para Pesquisa, onde ficam as cartas que podem ser adquiridas pelos jogadores. Serão abertas 5 cartas do Deck de Habilidades que podem ser compradas pelos jogadores com pontos de pesquisa para compor o seu deck. Ao ser comprada uma carta, imediatamente uma carta é retirada do deck e adicionada no lugar.

Acima do Deck de Habilidades temos o Deck do Adversário. No início de cada turno é sacada uma carta desse deck que deve ser colocada em jogo. Essa carta pode ser uma carta a ser adicionada na Rede, que pode ser um Software, um Hardware ou um Rival, ou uma ação que terá um efeito imediato aquele turno. 

Logo acima do Deck do Adversário temos uma região para o Deck de Vírus. Essas são aquelas cartas em todo jogo no estilo deck building que queremos evitar que venham para o nosso deck. Existem vários tipos de vírus diferentes e eles podem se espalhar pelas cartas da rede ou pelas cartas disponíveis para pesquisa.

A esquerda temos uma região onde fica o Alvo e o Cenário. O Alvo é o que os jogadores estão tentando invadir, que na verdade será sempre algo genérico, como um hacker adversário, um servidor ou um sistema de software. O Cenário é quem dá o contexto a missão dos jogadores, dizendo o motivo pelo qual eles estão atacando o alvo. Cada uma dessas cartas trás regras especiais que tornam única cada partida. 

Deixei por último a parte mais legal do playmat que é a Rede. A rede possui as rotas através das quais o jogador  pode atacar o alvo. Se você observar, existem 6 rotas que podem ser usadas. Todo ataque feito pelo hacker jogador é feito a uma rota e não a uma carta específica. Sendo assim, se a rota estiver vazia na rede, o ataque chega ao alvo, mas caso contrário vai para a primeira carta que estiver ocupando uma posição naquele caminho. 

Para quem acha que a rede vai estar sempre 100% disponível, se engana, pois no início de seu turno, cada jogador joga 3 dados para saber as rotas da rede disponíveis em seu turno. Se sairem 2 dados iguais aquela rota esta com muito tráfego, gerando uma desvantagem para realizar o ataque. Por outro lado, com 3 dados iguais a situação se inverte e o hacker ganha vantagem em suas ações.

Apesar de ter muita coisa além disso, através do playmat dá para ter uma boa noção de algumas mecânicas. Ressalto que essa não é a arte final do playmat, mas apenas uma versão feita para para o protótipo que será utilizado nos play tests. 

Fiquem a vontade para mandarem suas sugestões e impressões nos comentários! 

 

Um comentário:

  1. Gostaria apenas de adicionar que na versão atual do protótipo são 6 cartas, e não 5, que são abertas na área de Recursos Disponíveis para Pesquisa

    ResponderExcluir